Avibras Laad SP

A Avibras está presente na LAAD Security & Defence 2024, realizada de 2 a 4 de abril, em São Paulo. É o principal ponto de encontro para networking e atualização de profissionais que atuam nas áreas de segurança e defesa na América Latina.

O evento reúne empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologias, equipamentos e serviços para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Forças Armadas, Órgãos de Segurança, “Law Enforcement”, Gestores de Segurança de grandes Corporações, empresas Concessionárias de Serviços e Infraestrutura Crítica no Brasil e na América Latina.

O time Comercial da Avibras aproveitou para apresentar as soluções tecnológicas da Avibras para o Ministério da Defesa do Vietnã (foto). Uma excelente oportunidade para promover os seus negócios, reforçar o relacionamento com nações amigas e parcerias em pesquisa, desenvolvimento e produção de novas soluções para o mercado.

Avibras defendtex

A Avibras Indústria Aeroespacial e a DefendTex comunicam que vêm mantendo tratativas avançadas para viabilizar um potencial investimento que visa a recuperação econômico-financeira da Avibras, de forma a manter suas unidades fabris no Brasil, retomar as operações o mais breve possível e manter o fornecimento previsto nos contratos com o governo brasileiro e demais clientes.

Ambas as companhias estão empenhadas e trabalhando diligentemente para finalizar os termos e condições específicas do investimento e manterão o mercado informado.

 

Sobre a Avibras

A Avibras é uma empresa brasileira de tecnologia e inovação com capacidade industrial única e reconhecida mundialmente pela excelência e qualidade de seus produtos, sistemas e soluções de engenharia nas áreas de Aeronáutica, Espaço, Eletrônica, Veículos e Defesa. Com mais de 60 anos de atuação, a Avibras consolidou sua posição como uma das empresas líderes mundiais no segmento de Defesa e Aeroespacial.

Sobre a DefendTex

A DefendTex é uma empresa internacional de defesa com sede na Austrália e líder estabelecida em soluções de guerra assimétrica de múltiplos domínios. Fornecendo tecnologias de defesa líderes no mundo, os recursos da DefendTex incluem armas guiadas de precisão, energia, fabricação de foguetes e loitering munitions. A DefendTex tem ampla experiência em pesquisa colaborativa, tendo comercializado tecnologias de defesa revolucionárias.

Assessoria de Imprensa

Avibras System House

A Avibras assinou este mês memorando de entendimento com a Excalibur International, da República Tcheca com foco em parcerias para o desenvolvimento e a fabricação de equipamentos de Defesa avançados, além de viabilizar a participação das empresas em projetos das Forças Armadas do Brasil como o VBCOAP 155mm SR do Exército Brasileiro (EB). Este projeto prevê a aquisição de viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsado 155mm sobre rodas dentro do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas (Prg EE F BId).

Para a Avibras, é muito importante consolidar parcerias com empresas estratégicas para impulsionar o conhecimento tecnológico de vanguarda tanto no Brasil quanto no exterior, agregando valor aos negócios da empresa.

Hoje celebramos os 41 anos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão! Como participante do Programa Espacial Brasileiro (PEB), é uma honra para nós fazer parte dessa história de conquistas e avanços na área espacial.

Ao longo dessas quatro décadas, o CLA tem sido referência para o desenvolvimento da indústria aeroespacial brasileira. E nós tivemos o privilégio de participar do lançamento de centenas de foguetes fabricados pela Avibras, impulsionando a ciência e a pesquisa espacial.

avibras aniversario centro de lancamento de alcantara

logo avibras2

A Avibras obteve nesta segunda-feira, dia 26/02/24, liminar na Justiça, que anula a sua eliminação na seleção pública do projeto Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP) da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para lançamento de nano e ou microssatélites.

A Avibras foi selecionada no processo, porém não conseguiu apresentar a certidão negativa de débitos fiscais a tempo devido à greve na Receita Federal e acabou sendo desclassificada. Por esta razão, a companhia impetrou mandado de segurança no início de fevereiro para anular a sua desclassificação.

Para a Avibras participar desse projeto é fundamental para reforçar o seu pioneirismo no Programa Espacial Brasileiro (PEB) e as suas capacidades nesse segmento, além de contribuir ao lado de outras empresas parceiras para o avanço aeroespacial brasileiro, o desenvolvimento de tecnologia de ponta, capacitação da indústria, dos institutos e centros de lançamento, e favorecer o reconhecimento internacional do País no setor aeroespacial.

logo avibras2

O plano de recuperação da Avibras foi homologado pela Justiça nesta segunda-feira, dia 19/02/24. A próxima etapa é a sua publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). A partir daí iniciam a execução do plano e os prazos no âmbito do processo de Recuperação Judicial da empresa.

Trata-se de um momento importante do processo de reestruturação econômico-financeira da companhia, que vai possibilitar novas perspectivas à empresa, entre elas, a obtenção de créditos junto às instituições financeiras e entidades de fomento.

Sabemos que temos um longo trabalho pela frente na execução do nosso plano, porém prosseguimos firmes e confiantes em uma nova jornada para a empresa.

Reconhecemos e agradecemos o apoio de todos os nossos colaboradores e seus familiares, parceiros e clientes em todo o processo de recuperação da Avibras.

Avibras World Defence Show 3 Avibras World Defence Show 2

A Avibras Indústria Aeroespacial e a Milanion NTGS  uniram esforços para desenvolver e fabricar equipamentos de Defesa avançados, oferecendo importantes capacidades e soluções inovadoras para o Reino da Arábia Saudita e região. As duas empresas participam juntas da World Defence Show 2024 (WDS 2024), uma exposição especializada em defesa em Riad, na Arábia Saudita, de 4 a 8 de fevereiro, no Hall 1, estande F5.

A parceria tem ainda como finalidade contribuir para o programa Visão 2030 da Arábia Saudita, oferecendo sistemas e serviços de defesa de alto valor agregado que atendam as necessidades e requisitos das Forças Armadas Sauditas.

Cientes das novas demandas do mercado global de defesa e segurança, tanto a Milanion NTGS quanto a Avibras apresentarão produtos consolidados e tecnologias de ponta na exposição, com a Avibras apresentando seu portfólio reformulado.

Além do ASTROS II MK6 (Sistema de Artilharia de Foguetes e Mísseis), referência mundial em sua classe e provado em combate, a Avibras evidenciará ainda o míssil tático de cruzeiro (MTC) capaz de neutralizar alvos até 300 km; o novo ASTROS AFC (Autonomous Firing Calculation), versão que oferece excelente custo-benefício, permite operação isolada ou em seção, possui maior poder de fogo e capacidade de calcular os elementos de tiro, efetuar o disparo e buscar abrigo (“Shoot & Scoot”);  o C4 ISTAR, que é baseado na experiência de décadas da Avibras no Sistema de Comando e Controle do ASTROS, e possui as interfaces para integração das funções de Inteligência, Vigilância, Busca de Alvo e Reconhecimento e sua respectiva ligação com Sistemas de Comando e Controle de escalões superiores, e o ASTROS III, nova geração de lançadores com poder de fogo multiplicada, podendo disparar foguetes balísticos e guiados, além de mísseis balísticos e mísseis táticos de cruzeiro.

Com sua participação na World Defence Show, a Avibras reforça sua parceria com a Milanion NTGS, empresa integrada de tecnologia e engenharia que atende os setores globais de defesa e segurança, com o objetivo de impulsionar o conhecimento tecnológico de vanguarda tanto no Brasil quanto no exterior.

Avibras World Defence Show 5 Avibras World Defence Show 1

Sobre a Avibras

A Avibras é uma empresa brasileira de tecnologia e inovação com capacidade industrial única e reconhecida mundialmente pela excelência e qualidade de seus produtos, sistemas e soluções de engenharia nas áreas de Aeronáutica, Espaço, Eletrônica, Veículos e Defesa.

Com mais de 60 anos de atuação e certificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a Avibras consolidou sua posição como uma das empresas líderes mundiais no segmento de Defesa e Aeroespacial, com o desenvolvimento e a fabricação de veículos especiais para fins militares, tornando-se referência em Sistema Lançador Múltiplo de Foguetes (MRLS), foguetes balísticos e guiados, mísseis e pioneira participação nos programas de pesquisa espacial.

Conhecida como uma empresa que tem “Competência para construir Competências”, a Avibras é uma System House e oferece soluções tecnológicas personalizadas aos seus clientes, evidenciando a real diversificação e oportunidades de spin-off em Defesa, Espaço e Integração de Sistemas Complexos.

Com sede em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, a empresa é pioneira em tecnologia própria, inovadora e independente, e opera em amplas instalações em Jacareí e Lorena. Sua força de trabalho é composta por engenheiros, pesquisadores e técnicos altamente qualificados e capazes de prover soluções para os mais variados segmentos.

Sobre a Milanion NTGS

A Milanion NTGS é uma empresa integrada de tecnologia e engenharia que atende aos setores globais de defesa e segurança. Com sede no Reino Unido e instalações de P&D, engenharia e fabricação na Espanha e nos Emirados Árabes Unidos, a empresa projeta, fabrica, fornece e oferece suporte a sistemas avançados de morteiros móveis multiplataforma e munição, comprovados em combate por clientes internacionais.

A Milanion NTGS foi lançada como uma nova e independente joint venture entre a Milanion Technologies, sediada no Reino Unido, e a empresa de defesa espanhola New Technologies Global Systems (NTGS).

A Milanion NTGS baseia-se na reconhecida liderança de mercado, no conhecimento e na experiência de ambas as empresas em suas respectivas áreas. A Milanion atua no projeto, desenvolvimento e fabricação de sistemas e plataformas de tecnologia autônoma avançada, combinada com a rica herança tecnológica e de engenharia da NTGS no projeto, na fabricação e manutenção de sistemas de batalha complexos, incluindo veículos especiais e sistemas de armamento.

Avibras Unidade de Catalogacao

Foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 09/01, normativa que autoriza a Avibras a continuar atuando como Unidade de Catalogação (UniCat) por mais dois anos. A recertificação como UniCat de vanguarda perante a Base Industrial de Defesa Brasileira (BID)  é resultado de uma avaliação realizada em novembro do ano passado pelo Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE), órgão do Ministério da Defesa.

Na ocasião a comitiva de militares constatou in loco a excelência da Avibras na prestação deste serviço (foto), com destaque para os processos de catalogação que são organizados e estruturados, tornando a Avibras referência neste segmento no Brasil e no mundo.

A Avibras é a primeira indústria privada do Brasil a ter o direito de atuar como UniCat junto ao Ministério da Defesa, reforçando o seu pioneirismo e expertise nesta área. As UniCats são entidades autorizadas a prestar serviços de catalogação para itens de suprimento utilizados pelas Forças Armadas ou de interesse destas.

A companhia executa e comercializa o serviço desde 2016. A catalogação consiste na coleta de dados técnicos para o estabelecimento da identificação dos itens e sua ordenação na forma de um catálogo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), trazendo visibilidade internacional para os produtos e destaque no cenário das exportações, além de benefícios econômicos e operacionais na área de logística.

Cmt Coimbra

Com profundo pesar comunicamos o falecimento do senhor Augusto Coimbra, Capitão-de Mar e Guerra R/1, nesta quinta-feira, dia 18/01. Comandante Coimbra, como era conhecido por todos, atuou como Diretor Vice-Presidente da Avibras Naval de 1996 a 2020, colaborando com afinco para o desenvolvimento de nossa empresa.

Também compartilhou conosco ricas experiências e conquistas, além de seu valioso conhecimento. Teve ainda papel fundamental na participação da Avibras nos projetos estratégicos da Marinha do Brasil, incluindo a aquisição dos ASTROS MK6 para o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).

Expressamos nossas condolências aos familiares, amigos e colegas que tiveram a oportunidade de conviver com este grande profissional.

Sistema Astros Avibras 2 Sistema Astros Avibras 1

A Avibras esteve presente na solenidade de passagem do Comando da Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), no Forte Santa Bárbara, localizado em Formosa, Goiás, nesta sexta-feira, dia 19/01. O General de Brigada Moisés da Paixão Júnior passou o comando para o General de Brigada Erb Lyra Leal. A empresa foi representada pelo assessor de Relacionamento Institucional em Brasília, Paulo Henrique Gabriel, Cel R/1.

A Avibras enaltece o excelente trabalho realizado pelo General Paixão e a parceria ao longo de sua permanência no Comando da Artilharia, desejando muito sucesso em sua nova jornada junto à 1ª Subchefia do Estado-Maior do Exército. A companhia também dá as boas-vindas ao General Erb, reforçando o seu apoio e parceria ao novo Comandante em suas atividades. A empresa deseja total êxito ao General Erb em sua nova trajetória, que com certeza será de muitas conquistas.

Para a Avibras é um orgulho impulsionar a capacidade de dissuasão da Artilharia do Brasil com o Sistema ASTROS. Concebido e desenvolvido pela Avibras, o Sistema ASTROS contribui para a evolução e consolidação da Artilharia de Mísseis e Foguetes, representando um salto tecnológico de capacidade, eficiência e efetividade no apoio de fogo da Força Terrestre. Também reforça a contribuição do Exército para alcançar o objetivo estratégico da Dissuasão Extrarregional, além de criar e manter empregos de alta especialização, gerar renda e trazer divisas para o Brasil com exportações para países amigos.

Sistema Astros Avibras 3   

Legenda das fotos:

* Na parte superior, à esquerda o assessor de Relacionamento Institucional da Avibras  Paulo Henrique Gabriel com o novo comandante de Artilharia do Exército, General de Brigada Erb Lyra Leal. À direita, Paulo Gabriel com o General de Brigada Moisés da Paixão Júnior, que passou o comando para o General Erb

* Viaturas ASTROS são destaques na solenidade de passagem de comando

 

cel carvalho1

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do senhor Roberto Guimarães de Carvalho, Coronel de Exército da Reserva e ex-assessor militar de artilharia da Avibras, ocorrido neste sábado, dia 23/12.

Coronel Carvalho, como era conhecido, foi um profissional exemplar, entusiasta da Avibras e desempenhou um papel fundamental em nossa empresa na década de 80 com a estruturação das funcionalidades operacionais do Sistema de Artilharia de Mísseis e Foguetes ASTROS, que está entre os melhores do mundo até os dias atuais.

Expressamos nossas condolências aos familiares, amigos e colegas que compartilharam momentos significativos com ele durante sua importante jornada conosco.

logo

Em relação à reportagem veiculada nesta quarta-feira, dia 13/12/23, no Canal Caiafa Master no YouTube, intitulada “Foguete VLM agora é da Akaer! Sai Avibras Aeroespacial e Defesa e entram as empresas Akaer e Cenic, a Avibras esclarece que a informação não procede. O projeto do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) é desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), uma organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em parceria com a Avibras e não envolve outras empresas e a Finep.

A Avibras permanece como parceira do IAE neste importante projeto, que visa lançar microssatélites em órbitas baixas equatoriais e de reentrada atmosférica com três estágios. A empresa é a única fabricante do motor S50, concebido com tecnologia nacional e inovadora, incorporando fibra de carbono no envelope motor, uma combinação única de leveza e eficiência, evidenciando um salto tecnológico para o Programa Espacial Brasileiro (PEB). Este motor representa uma etapa determinante para a conclusão do VLM.

Recentemente a Avibras realizou com sucesso o carregamento do motor S50, que envolveu o trabalho, a dedicação e a competência de uma equipe multidisciplinar da empresa. É importante ressaltar que o desenvolvimento bem-sucedido do motor S50 não apenas valida um projeto totalmente nacional, mas também impulsiona o desenvolvimento de foguetes suborbitais e lançadores de microssatélites.

O VLM representa um feito tecnológico, posiciona o Brasil como participante ativo no mercado global de lançamentos de nano e microssatélites e contribui para o crescimento e a inovação no setor espacial, e a Avibras como empresa aeroespacial e pioneira no Programa Espacial Brasileiro faz parte desta conquista.

Assessoria de Imprensa

13/12/2

Avibras Unidade de Catalogacao

A instalação da Avibras em Jacareí recebeu nesta terça-feira, dia 21/11, a visita do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE), órgão do Ministério da Defesa, com o objetivo de reavaliar a empresa como Unidade de Catalogação (UniCat). A comitiva de militares composta pelo Comandante de Mar e Guerra (CMG) Alessandrer de Paiva Nunes, pelo Capitão de Corveta (CC) Wellington Galdino Alves de Oliveira e pela 2º Sargento Jessiane Araújo, constatou in loco a excelência da Avibras na prestação de serviços de catalogação, o que resultará em sua recertificação como UniCat de vanguarda perante a Base Industrial de Defesa Brasileira (BID).

Os militares destacaram que os processos de catalogação da empresa são organizados e estruturados, tornando a Avibras referência neste segmento no Brasil e no mundo.

A Avibras é a primeira indústria privada do Brasil a ter o direito de atuar como UniCat junto ao Ministério da Defesa, reforçando o seu pioneirismo e expertise nesta área. As UniCats são entidades autorizadas a prestar serviços de catalogação para itens de suprimento utilizados pelas Forças Armadas ou de interesse destas.

Desde 2016 a Avibras executa e comercializa o serviço de catalogação, que consiste na coleta de dados técnicos para o estabelecimento da identificação dos itens e sua ordenação na forma de um catálogo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), trazendo visibilidade internacional para os produtos e destaque no cenário das exportações, além de benefícios econômicos e operacionais na área de logística.

Skyfire1 Skyfire2

A Avibras assinou em outubro contrato com o Exército Brasileiro (EB) para o fornecimento de um lote de foguetes Skyfire 70mm, reafirmando a sólida parceria com a instituição.

O SKYFIRE faz parte do amplo portfólio de produtos de alto valor agregado desenvolvidos pela Avibras, permitindo duas aplicações distintas, sendo uma como armamento axial para aeronaves (ar-superfície) e outra como um sistema de saturação de área (superfície-superfície).

Considerado de alta performance no seu emprego, pode ser utilizado em uma grande variedade de aeronaves desde helicópteros a jatos de alto desempenho. É constituído por foguetes de calibre 70 mm para diversas aplicações e pelos seus lançadores múltiplos aerotransportados.

Os foguetes utilizam propelente sólido do tipo composite, são providos de empenas estabilizadoras e dispõem de uma variedade de cabeças de guerra. Cada foguete é constituído por um motor-foguete e uma cabeça de guerra com espoleta. O motor-foguete disponível é o SKYFIRE: AV-SF 70 M9. As cabeças de guerra disponíveis possuem efeitos específicos como anticarro, antipessoal e antimaterial, flechete, antipista e para exercício estão disponíveis uma cabeça inerte e outra sinalizadora, cada uma com uma espoleta apropriada. Para o emprego Superfície-Superfície, o sistema SKYFIRE é utilizado como foguete de artilharia de saturação, para alcance de até 12 km, podendo ser disparado a partir de um lançador rebocável que pode também ser transportado por helicóptero. O lançador também pode ser montado em viatura 4x4. Uma derivação do foguete SKYFIRE também é utilizada como munição de treinamento (subcalibre) do Sistema ASTROS (Sistema de Artilharia de Mísseis e Foguetes).

O motor foguete, as cabeças de guerra e os lançadores múltiplos do Sistema SKYFIRE-70, já estão certificados pelo Divisão de Certificação de Produto Aeroespaciais do IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial) / DCTA (Departamento de Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira) e operam em diversas aeronaves pelo mundo, incluindo os Super Tucano da Embraer. Além de serem usados pela Aviação do Exército Brasileiro, os foguetes e lançadores SKYFIRE-70 também são exportados para diversos países da África e Ásia, sendo inclusive, provados em combate.

Avibras Sistema Astros Avibras Sistema Astros 2

O ASTROS – Sistema de Artilharia de Foguetes e Mísseis, concebido e desenvolvido pela Avibras, foi destaque na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada de 16 a 22/10, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Além da viatura ASTROS, também foram expostos outros equipamentos do Exército Brasileiro (EB) como materiais de comunicações, tecnologias de geoinformação e demais veículos blindados. O objetivo foi apresentar os projetos e programas desenvolvidos pelo Exército na área de Ciência e Tecnologia, tornando o tema acessível à população.

O tema da edição deste ano foi “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”. Criada em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como proposta a mobilização da população, principalmente crianças e jovens, em torno de atividades de ciência e tecnologia. O evento ocorre em escolas, universidades, museus, instituições de ciência e tecnologia, centros de pesquisa, parques e jardins botânicos em várias cidades do país, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

Fonte: Com informações do Exército Brasileiro

Foto: CCOMSEx

Avibras Workshop Sistema Astros 2 Avibras Workshop Sistema Astros 1

A Avibras participou no dia 11 de outubro do XI Workshop do Sistema ASTROS realizado no 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (GMF) em Formosa, Goiás. O engenheiro sênior Fernando Arantes, Gerente da Engenharia de Sistemas, apresentou as capacidades e os produtos da empresa referentes a foguetes guiados, bem como sistemas de navegação, guiamento e de comando e controle relativos a esse tipo de munição.

O workshop foi uma realização do Estado-Maior do Exército Brasileiro (EB), por meio de seu Escritório de Projetos, com o objetivo de discutir e propor soluções para temas de interesse da Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército.

Concebido e desenvolvido pela Avibras, o Sistema ASTROS contribui para a evolução e consolidação da Artilharia de Mísseis e Foguetes, representando um salto tecnológico de capacidade, eficiência e efetividade no apoio de fogo da Força Terrestre. Também reforça a contribuição do Exército para alcançar o objetivo estratégico da Dissuasão Extrarregional, além de criar e manter empregos de alta especialização, gerar renda e trazer divisas para o Brasil com exportações para países amigos.

Fotos: Exército Brasileiro (EB)

Avibras Ausa

A Avibras esteve presente na AUSA (Association of the United States Army) 2023 Annual Meeting & Exposition, feira anual realizada em Washington nos Estados Unidos, na qual empresas locais e do mundo todo apresentam suas últimas inovações e produtos nos setores de defesa e segurança. Mais de 600 empresas de 80 países participam do evento realizado de 9 a 11 de outubro. A Avibras é membro da AUSA desde 1990.

O gerente de Vendas Internacional da Avibras Marcelo Ortiz Herrerin e o engenheiro de Vendas Almir Lemos foram conferir as tendências de mercado, as inovações tecnológicas, bem como as pesquisas e os desenvolvimentos mais recentes no segmento, além de fazer interações com clientes e parceiros.

Esse intercâmbio é fundamental para atualização tecnológica das soluções oferecidas pela empresa em atendimento às necessidades dos clientes, além de proporcionar um ambiente propício para networking e estabelecimento de contatos com profissionais do setor de defesa, governos estrangeiros, organizações militares e clientes.