Voltar ao topo

PERFIL CORPORATIVO

Inovação e tecnologia: diferenciais que trazem reconhecimento

A AVIBRAS

Com mais de 50 anos de atuação, a Avibras Indústria Aeroespacial S.A. é uma sociedade anônima brasileira de tecnologia e inovação que gera emprego e renda, o que contribui significativamente para o desenvolvimento do Brasil. De capital fechado, é uma das pioneiras no setor de Defesa no País, com o desenvolvimento e a fabricação de veículos especiais, principalmente para fins militares. Também é reconhecida mundialmente por suas essências inovadora e independente em tecnologias críticas nas áreas Aeroespacial, Eletrônica, Veicular e de Defesa. 102-1 | 102-5 | 102-6

A Avibras tem raízes no principal polo aeroespacial brasileiro – o Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. Sua sede fica em São José dos Campos, porém possui amplas e modernas instalações nas cidades de Jacareí (SP) e Lorena (SP). 102-3

Sua vocação nas áreas de Tecnologia e Inovação são demonstradas por meio do desenvolvimento e da industrialização de vários produtos e sistemas complexos, dos quais destacam-se: Sistema ASTROS, foguetes terra-terra, foguetes ar-terra, mísseis de cruzeiro, motores para diversos tipos de mísseis, sistemas C4ISTAR (Comando, Controle, Comunicação, Computação, Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvo e Reconhecimento), Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), etc.

Para a empresa, o mercado interno é essencial, pois fomenta o desenvolvimento tecnológico e fortalece sua posição na Base Industrial de Defesa (BID), com parceria das Forças Armadas do Brasil (FA) em relevantes programas de defesa. Por outro lado, seu forte viés exportador posiciona a empresa em uma condição de reconhecido destaque internacional.

A Avibras é certificada na norma internacional AS9100:2016, de gestão específica da indústria Aeronáutica, Espaço e Defesa; e na INAvEx 1005, por atender aos requisitos do Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAvEx) e do Comando da Aeronáutica para fornecimento e prestação de serviços. Também detém certificação em áreas de produção de tratamento superficial, de acordo com as normas internacionais ISO 9001, e é reconhecida pela FA por meio da certificação Allied Quality Assurance Publication (AQAP 2110), um referendo ao seu sistema de qualidade no atendimento do setor aeroespacial.

Polo aeroespacial 102-4

Polo Aeroespacial

A Avibras investirá, em sua planta de Lorena (SP), mais de R$ 72 milhões na construção de nova fábrica para produção de polibutadieno hidroxilado (PBHT), insumo fundamental na produção de combustível sólido. Essa capacitação é imprescindível para os foguetes do novo Programa Espacial Brasileiro (PEB).

A decisão de investimento é estratégica para o Brasil e para a Avibras, pois é fundamental para o resgate da soberania nacional na produção de combustível sólido, essencial para as atividades aeroespaciais.

A construção da nova fábrica é de responsabilidade da empresa, que conta com recursos próprios e financiamento 100% reembolsável do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para atender à demanda de investimento.

Ensaio motor
Inovação Avibras Avibras cria diferenciais competitivos de qualidade, inovação e alta tecnologia

A nova fábrica representará um aumento expressivo de empregos diretos e indiretos na região. Com início das operações previsto para o fim de 2019, estará capacitada para produzir até 2 mil toneladas de PBHT/ano. A produção reforça a vocação industrial química da planta de Lorena, que já produz PCA, outro elemento essencial para a fabricação de combustível sólido.

O domínio do processo de produção, materializado pela construção da fábrica de PBHT, vai restabelecer a autossuficiência em sua produção e resguardar o interesse nacional de embargos uma vez que tal insumo é produzido por poucos países no mundo e nenhum deles no hemisfério sul.

Além das aplicações no mercado de Defesa e Aeroespacial, o PBHT possui várias aplicações como insumo no mercado civil, tais como isolantes, selantes adesivos, impermeabilizantes, encapsulamento, revestimentos, películas, etc.

Direcionadores 102-16

Essência

Buscar os melhores resultados com dedicação e empenho de todos.

Missão

Desenvolver tecnologia própria, inovadora e independente nas áreas de Aeronáutica, Espaço, Eletrônica, Veicular e Defesa, gerando valor para clientes, acionistas, colaboradores e sociedade, de forma sustentável.

Visão

Ser referência no Brasil em independência tecnológica, soluções singulares, solidez, arrojo técnico, competitividade e responsabilidade, sempre norteada pelos interesses maiores da Nação.

Valores e cultura

Prioritários

Segurança – Praticar com rigor a segurança no sentido amplo: no trabalho, patrimonial, de informações e relacionada a acidentes de percurso.

Qualidade – Executar a atividade de acordo com os procedimentos internos, com boa vontade, zelo e consciência é atribuição de todos os colaboradores.

Prazo – Respeitar os compromissos assumidos com o cliente é primordial.

Custos – Aumentar o poder de concorrência, controlar o fluxo de caixa e potencializar os resultados.

Ambiente saudável – Garantir que a empresa é um bom lugar para o trabalho e a realização dos colaboradores.

Sustentabilidade – Obter lucros justos, servindo à sociedade e sendo útil à Nação com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Respeito às pessoas – Valorizar o patrimônio humano que se identifica com a cultura da empresa e se mantenha permanentemente atualizado, inovador, produtivo, constituindo-se em exemplos vivos que evoluem sem revolucionar.

Espírito de equipe – Trabalhar só e em equipe, com respeito mútuo, sem vedetismo, com zelo e vontade. Praticar diálogo franco.

Inovação – Manter-se em permanente estado de alerta e com fontes de vantagens competitivas para explorar oportunidades de uso e comercialização de tecnologia em novos nichos de mercado, respondendo com rapidez e qualidade as solicitações dos clientes.

Solidez – Manter a estrutura organizada para crescimento sólido, repudiando aventuras que coloquem em risco a sobrevivência da empresa.

Tecnologia estratégica – Diversificar mercados e estabilizar faturamento, com base em conhecimentos e tecnologias desenvolvidas.

Diretrizes para o sucesso – Utilizar Procedimentos Internos de forma criativa, proativa, como receita de sucesso em busca de soluções atualizadas. Enfocar resultados e colaboração, assumindo os objetivos da empresa como de nossa propriedade.

Valorização dos princípios – Comprometimento com os valores da empresa. Onde quer que estejamos, seremos sempre profissionais Avibras.

Foco em resultados – Atuar de forma integrada e planejada visando à otimização do tempo e recursos para atingirmos nossas metas e prazos com qualidade.

Harmonia com o meio ambiente – Comprometimento em adotar as melhores práticas ambientais e conservação da biodiversidade em suas unidades fabris. Sinônimo de respeito e interação harmoniosa com o meio ambiente.

Conduta dos negócios – Compromisso de conduzir seus negócios com integridade e aplicação efetiva do Código de Ética e de Conduta, além dos Manuais de Gestão, Procedimentos Internos e Instrução de Trabalho. Melhoria contínua de compliance e dos sistemas preventivos anticorrupção.

Produtos e serviços 102-2 | 103-2 | 103-3

A Avibras mantém centros de pesquisa e desenvolvimento e capacitação industrial e de recursos humanos para atuar em áreas que exigem tecnologia de ponta. Seu parque industrial, situado em Lorena e Jacareí, está em conformidade com normas nacionais e internacionais de qualidade e segurança e apto à produção, à integração e à certificação de sistemas militares e sua produção em larga escala, atendendo às necessidades de cada cliente.

A companhia participa do PEB por meio do desenvolvimento e da produção de acessórios e motores S50 a serem utilizados pelo Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1), projeto em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da Força Aérea Brasileira (FAB) e com recursos da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTIC) por intermédio de convênio com a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais (Funcate).

Outro destaque é o Programa Estratégico ASTROS 2020, do Exército Brasileiro (EB), do qual a Avibras é ponto focal. O objetivo principal é dotar a força terrestre de meios capazes de prestar apoio de fogo de longo alcance, com elevada precisão e eficiência, e, com isso, garantir a dissuasão extrarregional e a defesa da soberania do País. Como um dos indutores do processo de transformação do EB, o programa contempla em seu escopo projetos de pesquisa e de desenvolvimento, de aquisições e de modernização de viaturas e de construções de estruturas físicas – um exemplo da aplicação com sucesso é a Tríplice Hélice, na qual o Estado, a indústria e a Academia trabalham juntas. A parceria da indústria nacional de defesa com o EB e representantes da Academia na pesquisa e no desenvolvimento de um Produto Estratégico de Defesa é fundamental para a soberania nacional.

Nesse contexto, o trabalho da Avibras inclui a concepção e o fornecimento do míssil tático de cruzeiro, do foguete guiado, desde a concepção ao projeto de engenharia, testes de voos, protótipos e definição de insumos agregados, com elevada tecnologia. Inclui ainda o fornecimento das novas viaturas ASTROS, no padrão MK6, e a modernização das viaturas versão Mk3, trazendo-as ao mesmo padrão operacional das MK6, além do fornecimento de simuladores integrados que representam o que há de mais avançado no conceito de treinamento e simulação.

A empresa também mantém parcerias com a FAB no programa A-Darter, no desenvolvimento de um míssil de combate aéreo de 5ª geração que deverá equipar os novos aviões de caça Gripen. Em sua parceria com a Marinha do Brasil (MB), a Avibras, em conjunto com outras empresas da BID, participa do desenvolvimento do Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP) e é responsável, entre outros componentes, pelo motor e pela integração final do míssil que deverá equipar os futuros navios da esquadra da MB. Confira outros produtos e serviços desenvolvidos pela companhia.

Astros ASTROS: produto de alto valor agregado, presente no mercado nacional e internacional