relatório de sustentabilidade 2016

Logo

Busca

Excelência operacional

Qualidade total em nossas atividades

 

Para garantir a qualidade e a excelência de seus produtos e serviços, a estratégia da Avibras é atuar de forma cada vez mais integrada e planejada, fortalecendo a sinergia entre seus diferentes projetos, de modo a otimizar tempo e recursos. O objetivo é atender às necessidades dos clientes e superar as suas expectativas, além de aumentar a eficiência e a capacidade de entrega sem comprometer o elevado padrão de qualidade.

Tal estratégia conta com o suporte de uma estrutura de engenharia da qualidade, que inclui laboratórios e equipamentos raramente encontrados juntos na América Latina, além dos serviços de alguns dos principais especialistas do mercado.

Unidade de Lorena

A unidade de Lorena, conhecida como Instalação 3, produz perclorato de amônia (PCA), um material oxidante que fornece o oxigênio para a queima do propelente utilizado em foguetes. Trata-se de um insumo de venda controlada no mercado internacional, razão pela qual a empresa optou por produzi-lo internamente. Essa verticalização minimiza riscos com possíveis embargos à aquisição do produto.

Em uma área de 9 milhões de metros quadrados, a planta foi projetada de modo a elevar ao máximo os níveis de segurança da operação, prevendo a possibilidade de combustão, contando com células de contenção e sistema de combate a incêndio.


UNIDADE DE LORENA

A unidade conta com aproximadamente 90 colaboradores.

 
Unidade de Jacareí

A Instalação 2 reúne grande parte da potencialidade industrial da Avibras. São dezenas de prédios industriais que fornecem estrutura para até 4,5 mil funcionários em três turnos de trabalho.

A unidade concentra diversas áreas: engenharia, fabricação mecânica e química, material composto, fabricação de contêineres lançadores para foguetes e mísseis, tratamento superficial (KTL), laboratórios da Qualidade, inspeção com raio-X, escritórios comerciais e administrativos, além da área de fabricação da ARP (Aeronave Remotamente Pilotada), dos bancos de ensaio (motor foguete, motor de combustão e turbina), da pista de teste para viaturas especiais e dos paióis.

Em 2014 a Instalação de Jacareí inaugurou a fábrica de blindados, considerada a mais moderna do Brasil. Em uma área de 18 mil metros quadrados, o complexo industrial aumentou a capacidade industrial e o potencial tecnológico da empresa, além de reduzir custos.

Fruto de um projeto arrojado e inovador, o complexo centralizou todas as operações industriais, oferecendo maior infraestrutura ao atendimento das demandas nacional e internacional. Atualmente, a capacidade produtiva gira em torno de 100 viaturas por ano.

A planta abriga as áreas Fabricação de Veículos Especiais (Mecânica, Eletrônica e Integração); Projetos e Engenharia Veicular; Documentação Técnica; garantia da Qualidade e Almoxarifados Inerte e Químico. A nova fábrica comporta também o Departamento de Assistência ao Cliente (gAC), com áreas e salas para treinamento ao cliente.

Com foco na sustentabilidade, as instalações foram projetadas com telhado contendo iluminação natural e isolação térmica para garantir maior conforto aos colaboradores. Optou-se também pela instalação de lâmpadas de led, que resulta em significativa redução no consumo de energia elétrica.

Para reduzir o consumo de água, foi feita a captação da água de chuva, em que esta é armazenada e fltrada, tendo seu uso específico em jardins e vasos sanitários. Com as operações em um único lugar, há um ganho operacional com a redução dos custos em logística e o aumento de produtividade com a otimização dos fluxos de processo.

Na esteira do desenvolvimento, foi iniciado em 2016 o processo de implantação da AS9100D, norma internacional de gestão da qualidade destinada para a indústria Aeronáutica, Espaço e Defesa.

A certificação é importante porque demonstra que a empresa possui capacidade para atender aos requisitos e às necessidades de seus clientes, resultando em maior confança e satisfação, além de maior vantagem competitiva no mercado. Os nossos esforços continuam até a conquista da certificação prevista para o segundo semestre de 2017.

Instalação em Jacareí abriga grande parte da potencialidade industrial da Avibras

 
 

Satisfação dos clientes

G4-PR1, G4-PR2, G4-PR5

A Avibras tem como sistemática avaliar 100% dos produtos adquiridos e fabricados, nas etapas de aquisição, fabricação (desenvolvimento e produção) e produto fnal para Entrega ao Cliente, garantindo assim a segurança dos clientes e a qualidade dos produtos entregues.

O grau de satisfação do cliente dos produtos de defesa é avaliado pelo índice de satisfação do cliente, e verifica o indicador com clientes nacionais.

Em 2016, avaliamos a satisfação dos dois clientes com contratos ativos, atingindo 87,5% de satisfação média.

Outro resultado decorrente desse trabalho é a inexistência de casos registrados de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados a clientes por produtos e serviços.

Suporte ao Cliente

Construímos e cultivamos um relacionamento duradouro com os nossos clientes através de um completo Suporte Logístico Integrado. É a nossa força de trabalho altamente especializada com foco total no cliente. O programa contempla treinamento, suporte técnico, fornecimento de simuladores, equipamentos, peças de reposição e ferramentas especiais.

 

Certificações

GRI G4-15

A Avibras possui certificação em áreas de produção de tratamento superficial, de acordo com as normas internacionais ISO 9001. Além disso, também é certificada pelas Forças Armadas através do Allied Quality Assurance Publication AQAP – 2110 “Projeto, desenvolvimento, fabricação, integração e assistência técnica de sistemas de defesa”, um importante reconhecimento do sistema de qualidade da empresa com o objetivo de atender o setor aeroespacial.

A norma é empregada pelos países que fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para assegurar a qualidade durante o ciclo de vida de produtos, serviços e processos de sistemas de defesa. Além disso, também é certificada pelo Exército Brasileiro na norma INAvEx 1005: Avaliação e Qualificação de Empresas e Organização Civis e Militares, para execução de serviços de manutenção para a Aviação do Exército.