Skyfire1 Skyfire2

A Avibras assinou em outubro contrato com o Exército Brasileiro (EB) para o fornecimento de um lote de foguetes Skyfire 70mm, reafirmando a sólida parceria com a instituição.

O SKYFIRE faz parte do amplo portfólio de produtos de alto valor agregado desenvolvidos pela Avibras, permitindo duas aplicações distintas, sendo uma como armamento axial para aeronaves (ar-superfície) e outra como um sistema de saturação de área (superfície-superfície).

Considerado de alta performance no seu emprego, pode ser utilizado em uma grande variedade de aeronaves desde helicópteros a jatos de alto desempenho. É constituído por foguetes de calibre 70 mm para diversas aplicações e pelos seus lançadores múltiplos aerotransportados.

Os foguetes utilizam propelente sólido do tipo composite, são providos de empenas estabilizadoras e dispõem de uma variedade de cabeças de guerra. Cada foguete é constituído por um motor-foguete e uma cabeça de guerra com espoleta. O motor-foguete disponível é o SKYFIRE: AV-SF 70 M9. As cabeças de guerra disponíveis possuem efeitos específicos como anticarro, antipessoal e antimaterial, flechete, antipista e para exercício estão disponíveis uma cabeça inerte e outra sinalizadora, cada uma com uma espoleta apropriada. Para o emprego Superfície-Superfície, o sistema SKYFIRE é utilizado como foguete de artilharia de saturação, para alcance de até 12 km, podendo ser disparado a partir de um lançador rebocável que pode também ser transportado por helicóptero. O lançador também pode ser montado em viatura 4x4. Uma derivação do foguete SKYFIRE também é utilizada como munição de treinamento (subcalibre) do Sistema ASTROS (Sistema de Artilharia de Mísseis e Foguetes).

O motor foguete, as cabeças de guerra e os lançadores múltiplos do Sistema SKYFIRE-70, já estão certificados pelo Divisão de Certificação de Produto Aeroespaciais do IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial) / DCTA (Departamento de Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira) e operam em diversas aeronaves pelo mundo, incluindo os Super Tucano da Embraer. Além de serem usados pela Aviação do Exército Brasileiro, os foguetes e lançadores SKYFIRE-70 também são exportados para diversos países da África e Ásia, sendo inclusive, provados em combate.