logo

Em relação à reportagem veiculada nesta quarta-feira, dia 13/12/23, no Canal Caiafa Master no YouTube, intitulada “Foguete VLM agora é da Akaer! Sai Avibras Aeroespacial e Defesa e entram as empresas Akaer e Cenic, a Avibras esclarece que a informação não procede. O projeto do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) é desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), uma organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em parceria com a Avibras e não envolve outras empresas e a Finep.

A Avibras permanece como parceira do IAE neste importante projeto, que visa lançar microssatélites em órbitas baixas equatoriais e de reentrada atmosférica com três estágios. A empresa é a única fabricante do motor S50, concebido com tecnologia nacional e inovadora, incorporando fibra de carbono no envelope motor, uma combinação única de leveza e eficiência, evidenciando um salto tecnológico para o Programa Espacial Brasileiro (PEB). Este motor representa uma etapa determinante para a conclusão do VLM.

Recentemente a Avibras realizou com sucesso o carregamento do motor S50, que envolveu o trabalho, a dedicação e a competência de uma equipe multidisciplinar da empresa. É importante ressaltar que o desenvolvimento bem-sucedido do motor S50 não apenas valida um projeto totalmente nacional, mas também impulsiona o desenvolvimento de foguetes suborbitais e lançadores de microssatélites.

O VLM representa um feito tecnológico, posiciona o Brasil como participante ativo no mercado global de lançamentos de nano e microssatélites e contribui para o crescimento e a inovação no setor espacial, e a Avibras como empresa aeroespacial e pioneira no Programa Espacial Brasileiro faz parte desta conquista.

Assessoria de Imprensa

13/12/2