Negócios e
inteligência
competitiva

Segurança, Qualidade, Prazo e Custo

A área de Inteligência Competitiva, antes integrada ao Planejamento Estratégico, foi estruturada em 2018 para assessorar e dar suporte a alta direção da companhia em temas estratégicos com foco em ambientes competitivos com visão de longo prazo. A aplicação da inteligência competitiva já permitiu aperfeiçoamentos relevantes sobre o portfólio de produtos e sua evolução no curto, médio e longo prazos, assim como a identificação de clientes potenciais e informações que suportassem o relacionamento com os mesmos.

Para implementar qualquer projeto de melhoria, a Avibras usa como elemento motivador inicial a mitigação riscos empresariais que considera no plano de cada projeto. A partir dessa premissa, vários riscos empresariais são discutidos e mitigados por meio de Projetos Kaizen ou projetos de melhoria, de tal forma que exista sinergia e integração entre esses elementos organizacionais. Da mesma forma, a inteligência competitiva se insere para substanciar com informações sobre referenciais comparativos e competitivos que devem ser considerados nos ciclos de melhoria dos processos.

A inteligência competitiva avalia cenários políticos, econômicos, tecnológicos que são vistos como importantes vetores de mudanças para o negócio e os avalia sempre de forma competitiva, de como a empresa pode e deve competir com o que de mais moderno e eficiente existe em seu segmento de atuação e permita consolidar estratégias de negócios, de produção de equipamentos, produtos e serviços com base na excelência de suas competências, que são forte capacidade de inovação, de geração de novas tecnologias baseadas em uma engenharia de ponta.

Planejamento Estratégico

O processo de Planejamento Estratégico foi otimizado em 2018, buscando uma simplificação e integração maiores entre os demais processos empresariais da empresa.

Na Avibras, o Planejamento Estratégico visa estabelecer os macroprojetos estratégicos com a visão de longo prazo nas seguintes frentes organizacionais: negócio, inovação e tecnologia, pessoas e cultura, gestão e excelência empresarial e resultado e saúde financeira.

Uma vez estabelecidos os macroprojetos estratégicos com visão no longo prazo, é necessário estabelecer os objetivos e metas para o curto prazo, que compreendem nos planos de ações da liderança Avibras.

Para 2019, temos 45 Planos de Ação (PAs), a serem monitorados e acompanhados regularmente.

Segurança, Qualidade, Prazo e Custo