VT Animal - ?????? joomla ?????
Fundação

Fundada em 1961 por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre eles, o engenheiro João Verdi Carvalho Leite, a Avibras ganhou seu lugar na história do setor aeroespacial, como uma das pioneiras no Brasil em construção de aeronaves, na participação em programas de pesquisa espacial, no desenvolvimento e na fabricação de veículos especiais para fins civis e militares.


Primeiros projetos

Os seus primeiros projetos foram os aviões Alvorada e o Falcão - primeira aeronave fabricada em São José dos Campos, já com material composto, considerado um avanço tecnológico mundial na época.


Avanço no setor aeroespacial


Ainda na década de 60, a Avibras atendeu ao primeiro engenho espacial brasileiro com o desenvolvimento do propelente sólido composto percloratado. Também desenvolveu para o Ministério da Aeronáutica os foguetes Sonda I, Sonda IIB e Sonda IIC, e o tratamento térmico do envelope metálico do Sonda II, além de plataformas de lançamento.

No final dos anos 60, a empresa passou a desenvolver foguetes para emprego superfície-superfície e mísseis para o Exército Brasileiro, além de sistemas de foguetes ar-terra e armamentos para helicópteros da Força Aérea Brasileira e da Aviação Naval da Marinha do Brasil.


Diversificação de produtos

Na década de 70, as antenas parabólicas de 10 metros de diâmetro da Avibras foram responsáveis por boa parte da cobertura de telecomunicações do vasto território brasileiro.

A Avibras também desenvolveu e produziu sistemas e equipamentos para transporte e movimentação de materiais, como veículos para tração em estrada e trilho, movimentação de contêineres, sistemas de tração elétrica para trólebus e outros veículos para finalidades especiais.


Sistemas de Defesa: foco em inovação

A década de 80 foi marcada pelo crescimento das exportações, principalmente pelo desenvolvimento de novos sistemas de Defesa e pela ampliação da Avibras com a criação de novas instalações e de outras empresas coligadas, para atender ao desenvolvimento de novos produtos, sistemas e serviços nas áreas civil e militar.

Com o desenvolvimento da família de sistemas de foguetes de artilharia para saturação de área (ASTROS) e início das exportações em 83, a empresa deu um grande salto qualitativo e quantitativo.


Reconhecimento mundial

O que sempre caracterizou a Avibras foi o estado permanente de inovação tecnológica, sucesso no desenvolvimento de seus projetos e parceria com as Forças Armadas Brasileiras e agências financiadoras do governo.

Hoje a empresa é reconhecida mundialmente na área de Defesa por sua excelência em engenharia e tecnologia avançada, produzindo sistemas de defesa ar-terra e terra-terra, aeronaves remotamente pilotadas (ARP) e mísseis, com software e hardware desenvolvidos, projetados e integrados na própria Avibras.

Possui um complexo industrial, altamente diversificado, com duas instalações (Jacareí e Lorena), um acervo tecnológico de valor inestimável e capital humano, que constituem o seu maior patrimônio.