mascaras doacao

A AVIBRAS doou no dia 24 de junho, mais um lote de máscaras de proteção facial, modelo Face Shield, para a Prefeitura de São José dos Campos. 

Os equipamentos de proteção estão sendo utilizados pelos profissionais da saúde, que prestam assistência às vítimas do Coronavírus (COVID-19).

Além de São José, outras cidades já receberam doações como Jacareí, Taubaté, Jambeiro, Piquete e Caçapava.

Esta é uma das ações da empresa de apoio à comunidade no combate à pandemia.

Entrega Mascaras cacapava Entrega Mascaras Jambeiro

As Prefeituras de Jambeiro e Caçapava receberam no dia 2 de junho, máscaras de proteção facial, modelo Face Shield, fabricadas e doadas pela AVIBRAS. Os equipamentos de proteção serão utilizados pelos profissionais da saúde, que prestam assistência às vítimas do Coronavírus (COVID-19).

Através do seu know how tecnológico, a empresa tem implementado iniciativas no combate à proliferação do vírus em suas áreas de atuação, no Vale do Paraíba, reforçando a importância da integração entre lideranças empresariais e políticas.

A companhia já efetuou doações para as Prefeituras de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e Piquete.

Mask 

Adotamos as melhores práticas no combate à COVID-19 em nossas instalações. Além dos cuidados com as nossas pessoas, colocamos a nossa tecnologia a serviço da comunidade, prestando assistência aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente em nossa região.

Assista ao vídeo!

 

entrega taubate entrega piquete

A AVIBRAS doou nesta terça-feira, dia 26/05, máscaras de proteção facial, modelo Face Shield, para as Prefeituras de Taubaté e Piquete. Os equipamentos de proteção serão destinados aos profissionais da saúde, que prestam assistência às vítimas do Coronavírus (COVID-19).

A companhia, que já efetuou doações para as Prefeituras de São José dos Campos e Jacareí, prosseguirá com ações internas e de apoio à comunidade para o combate à proliferação do vírus em suas instalações e fora delas, priorizando a vida e o bem-estar das pessoas.

Novas doações de máscaras estão planejadas para as próximas semanas. Para a AVIBRAS, as iniciativas de solidariedade trazem esperança e humanidade para as pessoas e também para os negócios.

face shield2 acao externa coronavirus 2

A AVIBRAS fez mais uma doação de máscaras de proteção facial, modelo Face Shield, para os profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus (COVID-19) na região. Desta vez a Prefeitura de Jacareí recebeu os equipamentos de proteção na quarta-feira, dia 13 de maio.

A companhia criou uma frente de trabalho dedicada a encontrar soluções e alternativas de curto prazo para diminuir os efeitos da pandemia em sua área de atuação: São José dos Campos, Jacareí e Lorena, prestando assistência aos profissionais da saúde.

As doações prosseguirão nas próximas semanas para outras prefeituras da região.

acao externa coronavirus 1 acao externa coronavirus 16 acao externa coronavirus 2 acao externa coronavirus 3

A AVIBRAS doou nesta sexta-feira, dia 08/05, máscaras de proteção facial, modelo Face Shield, para a Prefeitura de São José dos Campos. A empresa está à frente de várias iniciativas de apoio ao combate ao Coronavírus (COVID-19) em suas áreas de atuação: São José dos Campos, Jacareí e Lorena, prestando assistência aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente, contribuindo para a prevenção, tratamento e diminuição dos impactos da pandemia.

Fabricadas pela empresa, as máscaras atendem a Norma ABNT NBR ISO 13688:2017 para utilização pelos profissionais da saúde. O modelo é ajustável e reutilizável.

O projeto envolveu várias áreas da empresa como engenharia do produto, produção industrial e suprimentos.

Para a AVIBRAS, este momento é de solidariedade e preocupação com o próximo. As iniciativas de apoio ao combate à pandemia também reforçam o papel da companhia no desenvolvimento sustentável da comunidade local.

Nas próximas semana AVIBRAS também fará doações para as Prefeituras de Jacareí e Lorena.

doacao rinem 2 doacao rinem 1

A AVIBRAS doou no dia 22 de abril, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para a RINEM (Rede Integrada de Emergência) do Vale do Paraíba. Os equipamentos serão utilizados pelos profissionais que trabalham na assistência às vítimas do Coronavírus – COVID-19 na região.

Foram doadas luvas de segurança nitrílica descartável e macacões Tyveck com capuz nos mais variados tamanhos. Esta ação faz parte de uma série de iniciativas da empresa de apoio ao combate à proliferação do Coronavírus em suas áreas de atuação.

Criada há 28 anos, a RINEM atende situações de emergência que possam colocar em risco a vida humana, patrimônios públicos ou o meio ambiente. Além da AVIBRAS, outras 42 empresas integram a rede sob a coordenação do Corpo de Bombeiros. São mais de 60 estações de comunicação de ocorrências, incluindo a Casa Civil do Estado.

transferencia tecnologia 1

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) assinaram nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro, um contrato de transferência de tecnologia, que concederá à empresa licença para a produção e comercialização do VSB-30, veículo suborbital de maior sucesso no Programa Espacial Brasileiro, no que se refere a número de lançamentos.

Já foram efetuados 31 lançamentos, todos com sucesso, sendo quatro a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão e 27 lançados a partir do Centro de Lançamento de Esrange na Suécia. A plataforma serve para testes de experimentos com aplicações em satélites, veículos espaciais e indústria farmacêutica.

Este contrato de transferência de tecnologia vai permitir a continuidade de industrialização e comercialização do VSB-30 com aperfeiçoamentos tecnológicos, além de promover uma aceleração no desenvolvimento de veículos lançadores nacionais competitivos internacionalmente, para microssatélites.

Desenvolvido pelo IAE, fruto de cooperação entre Brasil e a Alemanha, o VSB-30 é lançado por sistema de trilhos, estabilizado por empenas e possui indutores de rolamento que são acionados quando o veículo deixa os trilhos, contribuindo para a sua estabilidade durante o voo. Possui dois estágios a propulsão sólida e permite o transporte de cargas úteis científicas e tecnológicas de até 400 quilos a uma altitude de 270 quilômetros, além de possibilitar a realização de experimentos em ambiente de microgravidade durante seis minutos.

O VSB-30 é certificado, qualificado e considerado seguro, confiável e estável. Por essas características, o VSB-30 possui excelente aceitação no cenário internacional de veículos suborbitais e torna-se pioneiro no processo de transferência tecnologia espacial no Brasil.

transferencia tecnologia 2 transferencia tecnologia 3

Competências - Com sua expertise no setor aeroespacial no desenvolvimento de soluções tecnológicas nacionais, que remontam desde a pioneira participação no Programa Espacial Brasileiro, a AVIBRAS é a única empresa 100% brasileira de capital privado, com competências próprias para integrar veículos lançadores e suborbitais para o Programa Espacial Brasileiro.

Para o vice-presidente Comercial da Avibras Leandro Villar, é um privilégio para a empresa receber um produto de sucesso e consolidado no mercado. Segundo ele, a iniciativa também fortalece a tríplice hélice, conceito que aponta a ação conjunta entre empresa, academia e governo como o caminho para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico do país. “Com esse programa, queremos ampliar o protagonismo do Brasil na área espacial impulsionando o Programa Espacial Brasileiro, além de gerar empregos”, destacou Leandro.

Atualmente a AVIBRAS também participa do desenvolvimento e da fabricação dos motores foguetes S50 do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) no âmbito do Programa Nacional de Atividades Espaciais da Agência Espacial Brasileira (AEB). Segundo ele, o Brasil pode desempenhar papel relevante no mercado Espacial, pois adquiriu diversas competências através de Pesquisa e Inovação no setor Espaço ao longo de quase seis décadas, desenvolveu uma base industrial competente e possui uma base de Lançamento em Alcântara (CLA), com posição geográfica privilegiada, fatores poucas vezes reunidos num único país.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, destacou que é um momento ímpar para o Brasil. “Estamos transferindo para a indústria um produto já testado e com tecnologia brasileira. Cumprimos inteiramente o ciclo de maturidade do produto”, declarou.

De acordo com o diretor do IAE, Brigadeiro César Demétrio Santos, a AVIBRAS conduzirá o projeto com competência. “É a consolidação de um sonho. Essa aproximação com a indústria é essencial para o fomentar o Programa Espacial”, destacou.

O Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, que assumirá a direção do DCTA nesta semana, disse que parcerias como essa fortalecem a indústria. “Vejo brilhantismo nesse empreendimento. A AVIBRAS é uma indústria forte, parceira constante do DCTA, que tem como uma de suas missões ser indutor da indústria”.

VSB30

A AVIBRAS parabeniza o Exército Brasileiro pela inauguração do Comando de Artilharia do Exército no dia 29 de janeiro, no Forte de Santa Bárbara em Formosa, Goiás. A empresa orgulha-se em fazer parte da história da Artilharia de Mísseis e Foguetes do Brasil por meio do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020 (PrgEE ASTROS 2020), um dos indutores do processo de transformação do Exército Brasileiro (EB).

Concebido e desenvolvido pela AVIBRAS, o Sistema ASTROS contribui para a evolução e consolidação da Artilharia de Mísseis e Foguetes, representando salto tecnológico de capacidade, eficiência e efetividade no apoio de fogo da Força Terrestre. Também reforça a contribuição do Exército para alcançar o objetivo estratégico da Dissuasão Extrarregional, além de criar e manter empregos de alta especialização, gerar renda e trazer divisas para o Brasil com exportações para países amigos.

A AVIBRAS reforça a sólida parceria com o EB, desejando sucesso ao Comandante de Artilharia do Exército, General de Brigada Valério Luiz Lange em suas novas instalações no coração do Brasil.

foto formosa

 

Tela Play

O Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI) fechou o ano com a realização de mais uma edição do EATI Xperience Day. Desta vez, alunos de engenharia do Centro Universitário da Facens de Sorocaba participaram do evento, que contou com um bate-papo inspirador sobre os Estudos Avançados em Engenharia e Aplicação na Área Espacial no Brasil e uma visita às instalações da Avibras em Jacareí.

Assista a reportagem!

 

gda Expodefensa1

A AVIBRAS participou de duas feiras internacionais em dezembro, dedicadas aos setores de Defesa e Segurança. O objetivo foi promover os seus negócios, principalmente os produtos de alto valor agregado e serviços oferecidos pela companhia.  

A 5ª edição da Expodefensa aconteceu entre os dias 2 e 4 de dezembro em Bogotá, na Colômbia. A feira contou com a participação de 250 expositores de 26 países.

A empresa esteve presente no estande Brasil viabilizado pelo Governo Brasileiro através da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (APEX), da Embaixada do Brasil na Colômbia, do Ministério da Defesa e da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde).

Nos dias 10 a 12 de dezembro, a AVIBRAS participou da Gulf Defense & Aerospace (GAD), realizada no Kuwait, que teve a presença de 134 expositores de 20 países.

A AVIBRAS sempre priorizou a sua participação em feiras nacionais e internacionais, pelos benefícios que um evento deste porte proporciona como promoção de seus negócios, de sua marca, de seus produtos e serviços.

 

Tela Play

O Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI) fechou o ano com a realização de mais uma edição do EATI Xperience Day. Desta vez, alunos de engenharia do Centro Universitário da Facens de Sorocaba participaram do evento, que contou com um bate-papo inspirador sobre os Estudos Avançados em Engenharia e Aplicação na Área Espacial no Brasil e uma visita às instalações da Avibras em Jacareí.

Assista a reportagem!

 

Fotos Feira Innovation Brazil B10

A AVIBRAS através do Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI) marcou presença no evento Innovation Brazil Leaders Forum, realizado entre os dias 15 e 17 de setembro, no Parque Tecnológico São José dos Campos. O objetivo foi reconhecer empresas e valorizar profissionais que entregam resultados através da inovação em produto, processos e pessoas.

A companhia participou do painel sobre Inovação, no qual o diretor de Engenharia Fernando Ranieri juntamente com representantes de outras empresas, discutiram novas tendências de inovação tecnológica.

Ranieri destacou a história e o pioneirismo da AVIBRAS em fomentar a tecnologia e a inovação no Brasil desde 1961. Também destacou o segmento de Defesa e suas peculiaridades.

“Tecnologia e inovação estão no DNA da AVIBRAS e são essenciais para o seu crescimento e perpetuidade.  Exercitamos a inovação e a inventividade, principalmente no processo de desenvolvimento integrado de produto. Isso acontece todos os dias, graças ao olhar atento e criativo dos nossos profissionais”, declarou.

Ranieri também falou sobre a importância de inovar nos mais variados aspectos, não só em produtos, mas também nos processos, no marketing, nos modelos de negócios e na gestão das pessoas, dentre outros.

O EATI também esteve em evidência através de um estande no evento. O Espaço foi inaugurado em dezembro de 2018 para atuar como a “Embaixada” da AVIBRAS para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em ambiente de parcerias e colaboração com universidades, institutos de pesquisa e agências governamentais de fomento.

A sua missão é movimentar o conhecimento tecnológico de vanguarda para assegurar a evolução da Avibras com o desenvolvimento de novas tecnologias estratégicas a novos produtos e negócios, com know-how próprio, processos e ferramentas adequadas à sua perpetuidade.

centenario 2

A AVIBRAS participou da Formatura Geral do Centenário da Aviação Militar realizada no 31 de agosto, no Comando de Aviação do Exército (CAvEx) em Taubaté. Apoiadora das comemorações do centenário, a empresa foi agraciada com o diploma “Amigos de Sempre da Aviação” pelo relevante apoio prestado à Aviação do Exército (Avex).

O gerente geral de Vendas Nacionais Fernando Ikedo e o gerente de Engenharia de Vendas Marcos Stephany representaram a Avibras na cerimônia, que foi presidida pelo General de Exército José Luiz Dias Freitas, do Comando de Operações Terrestres (COTER), acompanhado pelo Comandante da Aviação do Exército, General de Brigada Aguiar, e contou com a presença de oficiais generais, com os antigos comandantes de Aviação e demais autoridades civis e militares.

A formatura encerrou uma série de atividades alusivas ao centenário militar. Os eventos começaram em janeiro com a aposição da bolacha do centenário nos uniformes de voo no dia 29 de janeiro e seguiram ao longo deste ano.

A AVIBRAS parabeniza a Aviação do Exército pelo centenário de sua vitoriosa trajetória nos grandes e decisivos momentos da história do Brasil.

 

Relatorio Sustentabilidade 2018

A AVIBRAS publica o seu Relatório de Sustentabilidade pelo terceiro ano consecutivo e apresenta aos públicos de relacionamento suas práticas de gestão, as conquistas, os desafios e as perspectivas de seu setor de atuação. O relatório foi elaborado de acordo com a Global Reporting Initiative (GRI) e refere-se ao exercício de 2018.  

Em 2018, a empresa se posicionou entre as 350 maiores empresas privadas do Brasil. A forte presença de seus produtos no exterior permitiu à companhia encerrar o ano como a 39ª maior empresa exportadora, sendo a primeira em sistema de defesa, colocando-a entre as maiores instituições de Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil.  

Outro avanço importante foi a implantação do Espaço AVIBRAS de Tecnologia e Inovação (EATI), no Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), uma embaixada do conhecimento em ambiente propício à união de esforços da indústria, dos centros tecnológicos e da academia na geração de soluções inovadoras e estratégicas ao Brasil. A empresa também avançou em governança corporativa e no aprimoramento de suas ferramentas de gestão.

Para acessar o relatório clique aqui.

visita eati1 

Inaugurado em dezembro de 2018, o Espaço AVIBRAS de Tecnologia e Inovação (EATI) está movimentando o conhecimento tecnológico de vanguarda por meio de parcerias já firmadas com renomadas instituições de ensino do país.

O espaço, localizado no Parque Tecnológico São José dos Campos, foi concebido para atuar como a embaixada da AVIBRAS para pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e soluções em Defesa, Espaço e Segurança Pública. É um ambiente de parceria e de colaboração com universidades, centros de pesquisa e empresas de bases tecnológicas similares.

Profissionais de várias instituições estarão concentrados no EATI para pesquisar, testar e validar ideias, além de desenvolver e maturar o conhecimento tecnológico avançado em áreas de interesse da AVIBRAS, resultando em novos produtos inovadores e competitivos para o mercado. 

Já foram assinados acordos de cooperação com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF). Também estão em negociações parcerias com outras entidades pelo Brasil todo.

“Os acordos de cooperação significam que ambas as partes têm interesse em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).  São muitas as tecnologias de nosso interesse, mas iremos priorizá-las de acordo com o Planejamento Estratégico da empresa”, destacou o gerente geral do EATI Hélio de Miranda Cordeiro.

O EATI deverá ainda promover um fórum permanente de apresentações e debates sobre temas específicos, por pesquisadores de renome e personalidades de destaque nos cenários inovadores tecnológicos, nacional e internacional.

LAAD 1 2019 4 LAAD 1 2019 5 LAAD 2019 25

Mais uma vez a AVIBRAS Indústria Aeroespacial foi destaque na LAAD Defence & Security, realizada de 2 a 5 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro. A empresa apresentou a capacidade tecnológica e industrial da AVIBRAS através da sólida parceria com as Forças Armadas do Brasil nos programas estratégicos: ASTROS 2020 (Exército), MANSUP - Míssil Antinavio de Superfície (Marinha) e A-DARTER - Míssil de Combate Aéreo de 5ª Geração (Aeronáutica).

A AVIBRAS teve a oportunidade de receber a visita de várias autoridades brasileiras, entre elas, o vice-presidente da República Hamilton Mourão, o ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva, os comandantes das Forças Armadas, General Edson Leal Pujol (Exército), Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior (Marinha) e Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica), além do ex-comandante do Exército, General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional do governo.

Várias delegações de nações amigas também visitaram o estande da empresa, permitindo o estreitamento de relação com esses países.

Durante a feira, o gerente geral de Vendas Nacionais, Fernando Ikedo tomou posse como um dos conselheiros consultivos da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), que apoiarão a diretoria nas melhores decisões da entidade.  A cerimônia aconteceu no estande da ABIMDE.

Viatura ASTROS Míssil A Darter Skyfire MANSUP

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial estará presente em mais uma edição da LAAD Defence & Security, que será realizada de 2 a 5 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro, considerada a mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. O estande da empresa será o R-10, localizado no Hall 4. A companhia vai apresentar o seu vigor e a sua capacidade tecnológica e industrial através da sólida parceria com as Forças Armadas do Brasil nos programas estratégicos:

ASTROS 2020

O Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área (ASTROS) é adotado no Brasil pelo Exército e pela Marinha, e pelas Forças Armadas de diversos países desde a década de 1980.A AVIBRAS, no âmbito do Programa Estratégico ASTROS 2020 do Exército Brasileiro, que tem por objetivo ampliar a capacidade da Força Terrestre Nacional com um sistema tecnologicamente superior, de alta referência de desempenho e confiabilidade operacional, está desenvolvendo o Míssil Tático de Cruzeiro, com tecnologia 100% nacional, desde a sua concepção, projeto de engenharia, protótipos e fabricação. A empresa também está industrializando novos batalhões na versão MK-6, constituídos por viaturas lançadoras, de comando e controle, meteorológicas, de apoio ao solo e remuniciadoras.

MANSUP

No programa do MANSUP (Míssil Antinavio de Superfície), da Marinha do Brasil, a AVIBRAS é responsável pelo Sistema Propulsivo (Motor) e outros componentes e pela Montagem Final dos protótipos do míssil. O MANSUP deverá equipar os futuros navios da esquadra da Marinha do Brasil.

A-DARTER

A AVIBRAS também integra o programa binacional da FAB (Força Aérea Brasileira) entre o Brasil e a África do Sul no desenvolvimento do míssil de combate aéreo de 5ª geração A-Darter, que tem o propósito de equipar os novos caças Gripen da Força Aérea Brasileira.

SKYFIRE

A companhia também vai apresentar na feira o Sistema SKYFIRE (Sistema de Foguetes Ar-Terra de 70 mm e Superfície-Superfície), que faz parte do amplo portfólio de produtos de alto valor agregado desenvolvidos pela empresa.

Programa Espacial Brasileiro

Com sua expertise e pioneirismo no setor aeroespacial no desenvolvimento de soluções tecnológicas nacionais, a AVIBRAS destacará ainda a sua participação no Programa Espacial Brasileiro através dos foguetes de treinamento Básico e Intermediário.Atualmente a AVIBRAS participa do desenvolvimento e da fabricação dos motores foguetes S50 do VLM-1 (Veículo Lançador de Microssatélites) no âmbito do Programa Nacional de Atividades Espaciais da AEB (Agência Espacial Brasileira).A empresa tem competências próprias para integrar veículos lançadores para o Programa Espacial Brasileiro.

Inovação orientada a resultados

A AVIBRAS está próxima de completar 60 anos de existência com uma trajetória repleta de muitas realizações e superação de desafios.Além de implantar novos métodos e processos de trabalho, a empresa está focada no esforço de vendas e no desenvolvimento de novos negócios. Desde 2016, a empresa vem implementando um processo de inovação orientado a resultados, criando as bases para o crescimento dos negócios da empresa.

No que tange à sua participação no Programa Espacial Brasileiro, a companhia está investindo na construção da fábrica para produção de PBHT (Polibutadieno Hidroxilado),insumo fundamental na produção de combustível sólido. Essa capacitação é imprescindível para os foguetes do novo Programa Espacial Brasileiro.

Trata-se de uma decisão de investimento estratégica para o Brasil e para a AVIBRAS, fundamental para o resgate da soberania nacional na produção de combustível sólido e essencial para as atividades aeroespaciais.Com início das operações previsto para o primeiro trimestre de 2020, a fábrica estará capacitada para produzir até 2.200 toneladas de PBHT/ano.

Além das aplicações no mercado de Defesa e Aeroespacial, o PBHT possui várias aplicações como insumo no mercado civil, tais como isolantes, selantes adesivos, impermeabilizantes, encapsulamento, revestimentos, películas, entre outros.

A AVIBRAS também inovou com a criação do EATI (Espaço AVIBRAS de Tecnologia e Inovação) inaugurado em dezembro de 2018, no Parque Tecnológico São José dos Campos. O EATI foi concebido para atuar como a embaixada da AVIBRAS para pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e soluções nos polos Defesa, Espaço e Segurança Pública, em ambiente de parceria e de colaboração com universidades, centros de pesquisa e empresas de bases tecnológicas similares.

A finalidade é assegurar a evolução da empresa desenvolvendo tecnologias estratégicas a novos produtos e negócios, com know how próprio, processos e ferramentas adequados que assegurem a sua perpetuidade.

Sobre a Avibras

A AVIBRAS é uma empresa de Tecnologia e Inovação, com capacidade industrial única, 100% brasileira e reconhecida mundialmente pela excelência e pela qualidade de seus produtos e sistemas. Sua essência é ser inovadora e independente em tecnologias críticas nas seguintes áreas: Aeronáutica, Espacial, Eletrônica, Veicular e de Defesa.

Com instalações amplas e modernas localizadas no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, principal polo de tecnologia aeroespacial do Brasil, a AVIBRAS cria diferenciais competitivos de qualidade e inovação, fundamentais para manter-se como grande player no mercado mundial de Defesa.

Com mais de 50 anos de atuação, a empresa consolidou-se como provedora de desenvolvimento ao conduzir negócios de modo a gerar valor a clientes, acionistas esociedade de forma sustentável. A AVIBRAS está entre as 100 maiores empresas exportadoras do Brasil e tem orgulho de integrar a Base Industrial Estratégica de Defesa Brasileira.

ministro defesa 19 6

A AVIBRAS recebeu na última quinta-feira, dia 21, a visita do ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva e sua comitiva. As autoridades conheceram a infraestrutura e os produtos da companhia acompanhadas do presidente João Brasil e diretores.

“É com muita honra e satisfação que realizo a minha primeira visita como Ministro da Defesa à AVIBRAS, uma empresa estratégica e com grande capacidade tecnológica e industrial a serviço do nosso país”, destacou.

O ministro disse ainda que confirmou in loco a excelência e a qualidade dos produtos da AVIBRAS. “Constatei o que já sabia sobre a excelência dos seus serviços e as instalações adequadas com produtos e serviços à altura do nível político que o Brasil merece no setor dos Produtos de Defesa. Todos estão de parabéns”.

Ele destacou também a importância da parceria da AVIBRAS com as Forças Armadas do Brasil através dos programas estratégicos, entre eles, o ASTROS 2020, que tem por objetivo equipar a Força Terrestre com um Sistema de Artilharia de Mísseis e Foguetes com alta tecnologia agregada, capaz de atingir alvos entre 15 e 300 km a partir das plataformas das viaturas do Sistema ASTROS.  

eati inauguracao 34 eati inauguracao 33 eati inauguracao 1 eati inauguracao 16 eati inauguracao 31  eati inauguracao 32  eati inauguracao 35 eati inauguracao 38 eati inauguracao 39 eati inauguracao 40

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial inaugurou nesta terça-feira, dia 18, o EATI (Espaço AVIBRAS de Tecnologia e Inovação) no Centro Empresarial IV, do Parque Tecnológico São José dos Campos. O espaço foi concebido para atuar como a embaixada da empresa para pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e soluções nos polos Defesa, Espaço e Segurança Pública, em ambiente de parceria e de colaboração com universidades, centros de pesquisa e empresas de bases tecnológicas similares.

Autoridades governamentais, representantes de universidades, das Forças Armadas, de institutos de pesquisa, órgãos de fomento e empresários participaram do evento, que teve uma palestra sobre os “Segredos da Inovação” com os professores doutores Antonio Carlos Teixeira Álvares, Luiz Carlos Di Serio e André Cherubini Alves, da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O vice-presidente Comercial da AVIBRAS Leandro Villar disse que o EATI vai permitir à empresa capitalizar o conhecimento por intermédio de um trabalho conjunto com várias entidades, resultando em produtos e perpetuando a AVIBRAS. Segundo ele, a iniciativa também vai fortalecer a tríplice hélice, conceito que aponta a ação conjunta entre empresa, academia e governo como o caminho para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico do país.

De acordo com o diretor de Engenharia da AVIBRAS Fernando Ranieri, a principal missão do EATI será “movimentar” o conhecimento tecnológico avançado. “O espaço vai reunir profissionais de várias instituições para pesquisar, testar e validar ideias, desenvolver e maturar conhecimento tecnológico de vanguarda, em áreas de interesse para a perpetuidade dos negócios da AVIBRAS”, declarou.

Para o prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth, a AVIBRAS, que já é reconhecida mundialmente pela excelência de seus produtos, criou um espaço específico para “olhar para o futuro”. “É uma iniciativa que nos deixa com muito orgulho pelo fato de estar no Parque Tecnológico São José dos Campos. O EATI é inspiração tecnológica e inovação”.

O Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Paulo João Cury, diretor do COMGAP (Comando Geral de Apoio) da Aeronáutica, disse que o EATI vai facilitar o encontro dos pesquisadores e a concepção de novas ideias. “Eu acredito muito no espaço AVIBRAS. É inovação, know how e tecnologia locais”.

Para o diretor do Parque Tecnológico Marco Antonio Raupp, a AVIBRAS é um ícone do empreendedorismo tecnológico no Brasil e a sua presença no parque é muito significativa. “Estamos trazendo um ícone ao nosso Parque Tecnológico para um futuro de muitas oportunidades”.

Segundo o comandante da Polícia Militar da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Lourival da Silva Junior, o EATI é um avanço para a AVIBRAS e abre novos horizontes para a empresa. “Sou admirador e defensor da pesquisa acadêmica, da inovação e das parcerias. A tecnologia é fundamental para as polícias, ampliando as ações dos nossos profissionais para melhorar a segurança”, declarou.

O relações institucionais da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Horacio Aragonés Forjaz, destacou que a AVIBRAS é uma empresa símbolo, fundada e fomentada em atividades de pesquisas no setor aeroespacial e de defesa. “Essa aproximação com várias entidades, com este sentimento de inovar e fazer pesquisa, traz um enorme significado para o parque, a região e o Brasil”.

Aydano Carleial, assessor e representante do deputado federal Eduardo Cury, também falou sobre o pioneirismo da AVIBRAS e o seu papel de inovar constantemente, buscando parcerias por meio do EATI. “Não só a empresa vai se beneficiar com esta iniciativa, mas o Brasil inteiro”.

 

Objetivos do EATI

Em uma área de 200 metros quadrados, o EATI conta com escritórios, salas de reunião e modernos laboratórios. Entre os seus objetivos, estão:

* Desenvolver know-how e propriedade intelectual nacionais;

* Promover a formação diferenciada de especialistas;

* Criar processos e ferramentas altamente competitivos;

* Identificar, integrar e potencializar sinergias entre pesquisas acadêmicas e industriais, que estejam espalhadas por todo o Brasil;

* Coordenar profissionais e pesquisadores para promover o diálogo e a colaboração em projetos, através de ambientes físico e virtual;

*Compartilhar e complementar a infraestrutura de simulação computacional e experimentação prática disponível no Parque, para provas de conceito;

* Patrocinar e participar de eventos de integração como Seminários e Encontros de diversas naturezas;

* Promover um Fórum permanente de inovação através de palestras e workshops estruturados;

* Fomentar a pesquisa acadêmico-industrial e a produção de conhecimento aplicado.