recebimento site recebimento2 3 site recebimento2 5 recebimento2 6 recebimento2 1 recebimento2 7
A Avibras entregou no último dia 14, o segundo lote de viaturas modernizadas do Sistema Astros 2020, composto por seis Viaturas Lançadoras e três Remuniciadoras AV-LMU- MK-3M, ao 6º GMF (Grupo de Mísseis e Foguetes) do EB (Exército Brasileiro). As viaturas farão parte da 2ª Bateria do 6º GMF. O Projeto ASTROS 2020 está inserido na Estratégia Nacional de Defesa e integra o processo de transformação do Exército Brasileiro.

O Comandante Logístico, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, presidiu a cerimônia de entrega das viaturas em Formosa (Goiás).
Em seu discurso o General Theophilo lembrou que será implantado o Comando de Artilharia do Exército, em Formosa, e que, nessa estrutura, haverá um Centro de Logística de Mísseis e Foguetes.

O Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes destacou que é um grande orgulho contar com o maior poder de fogo do Brasil. O General Pereira Gomes lembrou que a Cidade de Formosa juntará treinamento, operação e manutenção, para encher de orgulho a Artilharia do País.

O presidente da Avibras, João Brasil Carvalho Leite, reforçou que é muito importante para a Indústria de Defesa Nacional que o Exército Brasileiro utilize os equipamentos produzidos no Brasil, pois isso favorece a Indústria de Defesa na concorrência com o mercado externo.


Projeto Estratégico ASTROS 2020

O Projeto Estratégico ASTROS 2020 tem por objetivo dotar a Força Terrestre de meios capazes de prestar um apoio de fogo de longo alcance, com elevada precisão e letalidade. O Projeto ASTROS 2020 contém diferentes etapas: (1) criação e implantação de uma Unidade de Mísseis e Foguetes; um Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes; um Centro de Logística de Mísseis e Foguetes; uma Bateria de Busca de Alvos; paióis de munições; uma Base de Administração e um Campo de Instrução em Formosa (CIF); (2) desenvolvimento de dois novos armamentos: o foguete guiado e o míssil tático de cruzeiro, com alcance de 300 km; e (3) construção de Próprios Nacionais Residenciais (PNR) e outras instalações necessárias ao bem-estar da família militar na Guarnição de Formosa.