gmf gmf2 gmf3
No dia 25 de janeiro aconteceu a solenidade de passagem de comando no 6º GMF (Grupo de Mísseis e Foguetes) em Formosa – Goiás. O Tenente-Coronel Alexandre de Almeida Melniski passou o comando da unidade para o Tenente-Coronel Elson Lyra Leal. A Avibras prestigiou o evento representada por uma equipe liderada pelo engenheiro José de Sá Carvalho Júnior, Vice-Presidente Comercial Brasil e Américas e Vice-Presidente da Relações Institucionais.

A cerimônia foi presidida pelo General-de-Divisão Luis Carlos Pereira Gomes, Comandante Militar do Planalto e teve a participação do General-de-Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, do Chefe do DCT (Departamento de Tecnologia do Exército), dos antigos comandantes do 6° GMF e das autoridades civis e militares da região de Formosa.

O Tenente-Coronel Melniski prosseguirá com sua carreira atuando no escritório do Projeto Estratégico ASTROS 2020 e, portanto, continuará em estreito contato com a Avibras.

O Tenente-Coronel Elson estava servindo no Centro de Inteligência do Exército ao ser designado para sua nova função. Ele já tem experiência com o Sistema ASTROS por ter comandado uma Bateria ASTROS no antigo 8º GACosM (Grupo de Artilharia de Costa Motorizado) em Niterói, no Rio de Janeiro.

0 6º GMF é a única unidade do Exército Brasileiro que opera o Sistema ASTROS. A unidade tem recebido nos últimos anos as modernas viaturas ASTROS na versão Mk6 e viaturas modernizadas Mk3M, concentrando o maior poder de fogo de toda a América Latina e a impressionante capacidade estratégica dissuasória, além de ser centro gerador de treinamento e doutrina no emprego da artilharia de mísseis e foguetes.

A Avibras deseja sucesso aos oficiais em suas novas funções.