marinha

Como parceira da Marinha do Brasil em importantes projetos estratégicos para o país, entre eles o desenvolvimento do Míssil Antinavio Superfície (MANSUP), a Avibras parabeniza pelo Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Marinha comemorado no dia 22 de abril e pelos 10 anos da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM).

Para comemorar a data, a DGDNTM realizará nesta quarta-feira, dia 25, às 16h, no Salão Nobre do Comando da Marinha, em Brasília, cerimônia alusiva com a presença de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário Federal, além de membros do Corpo Diplomático e da Academia.

Durante a cerimônia haverá o lançamento da 29ª Edição da Revista “Pesquisa Naval”, a entrega da Menção Honrosa e do Prêmio “Soberania pela Ciência”.

A Revista “Pesquisa Naval”

A Revista Pesquisa Naval (RPN) é um periódico científico de publicação anual, que apresenta à comunidade científica uma coletânea de estudos desenvolvidos por pesquisadores das Áreas Científica, Tecnológica e de Inovação, cujos temas sejam das áreas de interesse da Marinha.

Prêmio “Soberania pela Ciência”

O Prêmio, criado em 2016, com o objetivo de reconhecer e premiar o melhor trabalho, desenvolvido por pesquisadores e/ou equipe de pesquisa das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) da Marinha, com potencial contribuição para a concretização dos objetivos estratégicos elencados na Doutrina de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e, consequentemente, para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Nesta segunda Edição, o Prêmio “Soberania pela Ciência” foi concedido ao Trabalho intitulado “Metodologia para a Estimativa Computacional do Ruído Vibratório em Propulsores”, desenvolvido por pesquisadores da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DDNM), cujos autores são: Primeiro-Tenente (RM2-EN) Eduardo Ribeiro Malta (autor principal)  e o Capitão-Tenente (EN) Alceu José dos Santos Moura e Capitão-Tenente (EN) Rubens Cavalcante da Silva (coautores).

A DGDNTM concederá, ainda, a distinção Menção Honrosa – Prêmio “Soberania pela Ciência” ao Grêmio de “Ciência e Tecnologia” da Escola Naval, pela realização do Projeto “Barco Solar”. O Projeto visa desenvolver e aplicar tecnologias renováveis de ponta, em diferentes tipos de embarcação, assim como incentivar o desenvolvimento de outros projetos de Ciência & Tecnologia.

Patrono

Em 22 de abril, dia do nascimento do Almirante Álvaro Alberto e, portanto, data significativa para a Ciência e Tecnologia no Brasil e, em particular, para a Marinha, é feita homenagem a esse proeminente Brasileiro e Marinheiro.  Patrono da Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil, o Almirante Álvaro Alberto deixou como legado a inabalável convicção de que o domínio e a aplicação do conhecimento são os vetores para o Progresso Nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da DGDNTM