Avibras marca presença nas principais entidades de classe dos setores Aeroespacial e de Defesa

Com o objetivo de defender os interesses das empresas dos setores em que atua, bem como apoiar o desenvolvimento tecnológico no Brasil e no exterior, a Avibras participa ativamente de importantes entidades de classe com representantes na diretoria da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) e do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE).

Em outubro, o gerente geral de Vendas Nacionais Fernando Ikedo (foto) foi eleito 1º vice-presidente do Conselho Diretor da ABIMDE para o triênio 2022-2024. A entidade, reconhecida como a principal associação do setor de defesa e segurança, promove e valoriza as empresas nacionais dentro do território nacional e no exterior. Além disso, realiza projetos de fomento às exportações, visando impulsionar a economia do país e a geração de empregos altamente especializados.

O gerente de Negócios Espaciais Avandelino Santana Júnior representa a Avibras na AIAB. Ele foi eleito em abril deste ano para o cargo de vice-presidente para o mandato 2021-2025. A AIAB é a entidade de classe nacional que congrega e representa as empresas brasileiras do setor aeroespacial, promovendo e defendendo seus interesses e objetivos comuns no país e no exterior.

Já no SIMDE, o representante da Avibras é o diretor comercial Paulo Franklin, que ocupa o cargo de 2º vice-presidente da gestão 2019-2021. O sindicato tem por finalidade dar suporte às atividades da associação do setor de defesa e trabalhar como entidade sindical na busca por políticas igualitárias, tendo por metas fundamentais: o crescimento para uma posição de destaque no contexto industrial do país, a viabilização da indústria de defesa no mercado exterior, e a reafirmação da importância do setor perante órgãos do governo e outras entidades.

Recentemente a Avibras também passou a integrar a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) e tornou-se empresa âncora do Cluster Espacial Brasileiro, gerido pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, para consolidar a cadeia produtiva aeroespacial e de defesa no país.