Avibras ProgramaEspacial Brasileiro 4 Avibras ProgramaEspacial Brasileiro 2 Avibras ProgramaEspacial Brasileiro 1

A Avibras recebeu em setembro a visita de uma comitiva do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) liderada pelo Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, diretor do Instituto, com o objetivo de reafirmar a parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB).

O presidente da Avibras, João Brasil Carvalho Leite e membros das áreas Comercial e de Programas da empresa recepcionaram as autoridades, que tiveram oportunidade de conhecer toda a estrutura fabril e a capacitação da Avibras para os eventos em curso com a Força Aérea como é o caso da produção do S50, motor principal do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) no âmbito do Programa Espacial Brasileiro (PEB). 

O foco também foi o compartilhamento de expertises de forma a colaborar com produtos confiáveis, eficientes e de tecnologias avançadas, provendo a execução de projetos relacionados, como o desenvolvimento de um míssil de cruzeiro de longo alcance, com propulsão baseada em motor a reação para lançamento a partir de plataformas aéreas, o MICLA-BR, assim denominado no Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER) e o Foguete Espacial VSB-30, lançador de pequeno porte, voltado para a realização de experimentos em ambientes microgravitacionais.

Para a Avibras, essa cooperação é fundamental para fortalecer a capacidade autônoma do Brasil em lançamentos de veículos com a colocação de satélites em órbita, contribuindo diretamente para o avanço aeroespacial brasileiro, o desenvolvimento de tecnologia de ponta, capacitação da indústria, dos institutos e centros de lançamento, além de favorecer o reconhecimento internacional do País no setor aeroespacial.

Avibras ProgramaEspacial Brasileiro 3

Visita AEB – Com foco nos projetos e nas importantes parcerias estabelecidas para impulsionar o Programa Espacial Brasileiro (PEB), a Avibras visitou em setembro a Agência Espacial Brasileira (AEB), unidade regional de São José dos Campos localizada no Parque Tecnológico.

O assessor militar da Avibras André Luís Maciel de Oliveira (Cel/R1), a engenheira Larissa Menezes de Oliveira (Comercial) e o engenheiro Eduardo Dore Roda (Gestão de Programas) foram recebidos pelos coordenadores da unidade da AEB em São José, Alexandre Macedo e Jaime Silva.

A AEB tem interesse em adquirir motores S30 e S31 no âmbito do Programa de Microgravidade. Para a agência, a Avibras tem um papel muito importante para o sucesso do PEB, sobretudo na vertente de acesso ao espaço tanto no VSB-30 para o Programa de Microgravidade quanto como fornecedora dos motores S50 para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1).

Avibras Programa Espacial Brasileiro 5